sexta-feira, 12 de abril de 2024

Brasil se torna o primeiro país no mundo a disponibilizar a vacina Qdenga

O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar Qdenga, vacina contra a dengue, no sistema público de saúde. Produzida pelo laboratório japonês Takeda, os imunizantes têm sido destinados, desde fevereiro deste ano, a regiões com maior incidência e transmissão do vírus. São contemplados crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A Qdenga começou a ser oferecida, na rede particular no País, em julho de 2023. É a primeira vacina contra a dengue aprovada no Brasil para um público mais amplo, já que o imunizante aprovado anteriormente, Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi-Pasteur, só pode ser utilizado por quem já teve dengue.
Diferentemente da Qdenga, a Dengvaxia não foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e é contraindicada para indivíduos que nunca tiveram contato com os vírus da dengue, devido ao maior risco de desenvolver quadros graves da doença.
O País já aplicou mais de 700 mil doses de Qdenga contra a dengue e, segundo o Ministério da Saúde, só 57,57% das doses enviadas aos Estados e Distrito Federal foram aplicadas. A pasta avalia a possibilidade de ampliação do público-alvo do imunizante, já que os lotes da vacina da dengue começam a vencer a partir do dia 30 de abril.
Conversamos com o médico Eduardo Jorge da Fonseca Lima, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) em Pernambuco. Arraste para o lado e confira quais são as reações esperadas da vacina.

Do JC

Prefeitura de Carnaíba ilumina Praça Central de Lagoa do Caroá com LED.

A Prefeitura de Carnaíba tem se destacado por sua dedicação em melhorar a qualidade de vida de sua população. Na praça central de Lagoa do C...